Avaliação Pré-Operatória para Ressecção Pulmonar
Pneumologista em São Paulo
A avaliação pré operatória para ressecção pulmonar consiste em estimar através de dados de história e exame físico do paciente, associado a avaliações complementares, o risco cirúrgico envolvendo a retirada de parte do pulmão para o tratamento de diversas doenças.
Como é a consulta
Como o Dr. Bruno Arantes pode te ajudar
Durante a consulta será realizada uma análise detalhada da função pulmonar, avaliação cardíaca, e consideração de comorbidades do paciente, podendo ser solicitados exames complementares, de acordo com cada caso, sendo essa avaliação essencial para garantir a segurança do paciente durante e após a cirurgia.
Indicações
Ela é indicada na preparação para toda cirurgia onde se planeja retirada total ou parcial de um dos pulmões, assim como em cirurgias de porte grande a moderado localizadas na transição entre o tórax e o abdômen em pacientes com doenças pulmonares prévias.
Como é feita a avaliação pré-operatória
A avaliação pré-operatória para ressecção pulmonar inclui uma análise abrangente da função pulmonar por meio de testes como a espirometria, avaliação cardíaca para verificar a capacidade do coração em lidar com o estresse cirúrgico, e exames de imagem para avaliar a extensão da lesão. Além disso, são considerados fatores como comorbidades, estado nutricional e avaliação clínica geral. Essa abordagem multidisciplinar visa otimizar a segurança do paciente, fornecendo informações cruciais para a decisão cirúrgica e o manejo perioperatório adequado.
Sobre o profissional
Dr. Bruno Arantes Dias
Pneumologista e Terapia Intensiva em São Paulo - CRM-SP: 110.027 | RQE: 71048
Olá, sou um médico pneumologista apaixonado por cuidar da saúde respiratória. Médico pela UERJ, fiz especialização em Clínica Médica e Pneumologia na USP, seguido de um Doutorado em Pneumologia na mesma instituição. Hoje, atuo no Hospital Nove de Julho, Hospital Universitário da USP e no A.C. Camargo Cancer Center.
Minha jornada na medicina foi inspirada pela minha família de médicos e pela experiência pessoal com a doença pulmonar de meu avô.
Acredito no poder de entender e cuidar de cada paciente com empatia e dedicação, visando sempre a melhor qualidade de vida. Juntos, podemos caminhar para um futuro mais saudável.